Meu Sócio, Meu Amigo – Como Evitar Atritos Societários – 50 – SOCIEDADE ENTRE PAI E FILHO – O CICLO DA VIDA É IMUTÁVEL
SOCIEDADE ENTRE PAI E FILHO – O CICLO DA VIDA É IMUTÁVEL
Por mais que se respeitem, com intenso amor filial, existe entre pai e filho um fator transcendental, que é a diferença de idades. Já falei nisso; é repetição para atender a outro foco.
A divergência de opiniões somente termina quando o filho atinge a idade do pai; aí, então, Inês é morta ou a sociedade está destruída.
Cada qual conduz sua vida de conformidade com a sua época. As gerações se sucedem e se transformam.
A dos anos 40 não entende a dos anos 50, e assim por diante. E, muito menos, a de 80 com a de 90, frente às amplas mutações mundiais.
Especialmente quando jovens. Mais adiante começam a entender o pensamento de seus pais, já que se inicia o confronto com seus próprios descendentes.
O ciclo da vida é imutável!
Fácil deduzir a problemática que surge na empresa quando do confronto de ideias de pessoas tão diversas.
O filho, atualizado nas faculdades de economia, direito e administração, e, mais recentemente, ligado aos ensinamentos ecológicos, tudo sustentado em bases de MBA, encontra dificuldade para aceitar a orientação do seu pai. Calcule: sequer entende este a linguagem da informática!
A época é outra; é preciso avançar.
O pai, por seu lado, com a experiência que somente o dia-a-dia traz, reconhece a sapiência do descendente, mas exige seja dosada com a sua prática.
Recorda que já sentiu na própria pele muitos dos problemas que continuam a perseguir a empresa e, certas decisões foram comprometedoras.
Diante disso, o pai não aceita, com facilidade, as orientações dos jovens, ainda que sejam eficientes.
A tal experiência do pai, em certas ocasiões, é catastrófica, por se basear num conservadorismo nem sempre útil.
Além disso, o pai se esquece dos erros que cometeu, sem ter recebido críticas por falta de superior, e o subalterno não tinha coragem de chamar a sua atenção.
Agora, com o filho tem atitude diferente, nem sempre aceitando, transigentemente, o seu erro. Ao contrário, até aplica descomposturas públicas que abalam o prestígio nascente do mais jovem.
Posso aparentar que esteja julgando o pai um chato e que somente defenda o descendente. Não é verdade, porque patrocino o equilíbrio de posturas. Mas não aceito censuras indiscriminadas, especialmente quando formuladas em frente a terceiros, o que, repito, somente destrói a personalidade de quem está surgindo no mundo dos negócios.
O ego destroçado nunca mais se recompõe.
Se o pai verificar que o filho não tem condições de acompanhá-lo na empresa, encontre outra atividade para ele. Se achar que, ainda não está preparado para ficar ao seu lado, encaminhe-o para estudos apropriados.
Peço ao leitor ponderar as razões recíprocas de cada um desses personagens, na novela humana que criei através do DIÁLOGO IMPOSSÍVEL – debate franco entre pai e filho sobre a sucessão na empresa, constante do Anexo, ao final deste livro.
4 RESUMO DO TEMA
SOCIEDADE ENTRE PAI E FILHO – O CICLO DA VIDA É IMUTÁVEL
n Pai e filho na sociedade para negócios; fator transcendental é a diferença de
idades
n A divergência de opiniões termina quando o filho atinge a idade do pai
n A experiência do pai pode ser catastrófica pelo seu conservadorismo
n Pai se esquece dos próprios erros cometidos mas não criticados, por falta de
superior
n Mas critica os do filho, até perante terceiros. O que é prejudicial
n Vale ponderar sobre a posição de ambos no Diálogo Impossível, constante do
Anexo. 3
---------------------------------------
Próxima edição:
Meu Sócio, Meu Amigo – Como Evitar Atritos Societários – 51 – 21/02/2013
SEPARAÇÃO, DISSOLUÇÃO TOTAL E DISSOLUÇÃO PARCIAL RESULTADOS DIVERSOS
Período de publicação: a partir de 21 de FEVEREIRO de 2013