SETE DICAS IMPORTANTES PARA DRIBLAR O ESTRESSE – Por Eduardo Shinyashiki (*)

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Categoria: Dicas e Fatos

A correria do dia a dia e o excesso de informação são fatores que podem contribuir para o surgimento de crises de estresse, o que pode prejudicar a saúde e os relacionamentos pessoais e profissionais.

Existem sete atitudes simples, que às vezes são ignoradas, mas se tratam de exercícios essenciais para aliviar a tensão do trabalho e para começar o dia seguinte com mais disposição, pronto para superar os desafios e co­memorar as conquistas diárias. Confira:

1- Tire o sapato assim que chegar em casa. A ação é um gesto simbólico para distanciar o stresse do dia, as tensões e, claro, descansar os pés. Tire a roupa imaginando que você está tirando uma casca e vista peças con­fortáveis. Durante esse processo mantenha uma simbologia e um signifi­cado;

2- Desligue o celular e a te­levisão por um momento e ouça uma música relaxante. Reserve esse momento para si mesmo e acalme eventuais estados de an­siedade. Coloque toda a sua a atenção em respirar
profundo, amplo e suave para se conectar consigo mesmo. A intenção é se reconectar e despertar os sentidos e sensações do seu corpo;

3- Tome um banho para limpar não apenas o cor­po, mas também a energia da rua, do trânsito, de eventuais decepções, discussões, preocupações, etc. Durante o banho, aproveite para utilizar uma essência que você goste ou um óleo de banho perfumado. Os cheiros dos perfumes chegam rapidamente ao nosso cé­rebro e ativam lembranças e emoções;

4- Lembre-se que o dia não acaba quando você volta do trabalho. Utilize esse outro momento do dia para os seus hobbies, fazer exercício físico, uma massagem, fazer dança de salão, cuidar das plantas ou cozinhar. Faça algo li­gado ao seu lazer e que lhe proporcione prazer, boas sensações e emoções;

5- Cuide da sua alimentação, coma algo leve e saudável para favorecer a digestão e, consequentemente, ter um sono tranquilo e restaurador;

6 - Cuide também dos seus pensamentos. Voltando do trabalho mude o foco de atenção e lembre-se de você, das suas necessida­des, projetos, sonhos e da sua família;

7- Lembre-se de cuidar de suas amizades e relaciona­mentos familiares. Não se isole no cansaço. Aprovei­te o tempo para ficar junto de quem você ama, cultive o amor, sentimentos, cui­dado e a amizade. Cuide do seu lado emocional e não fique apenas na intenção, busque e se dê aquilo que você precisa;

(*) - Palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança, é presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, e autor de importantes livros como "Transforme seus Sonhos em Vida", da Editora Gente. (www.edushin.com.br).

(Nota do Portal: publicado no jornal Empresas & Negócios – 29/abril/2015 – página 3 – www.netjen.com.br )

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