Entretenimento: VOCÊ É UM MILIONÁRIO?

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

Depois de anos pesquisando, Stanley e Danko (*) desenvolveram uma fórmula que serve para definir qual deveria ser o seu patrimônio (ou a sua riqueza) hoje, dependendo da sua idade e da sua renda. O cálculo é simples:

Multiplique a sua idade por toda a sua renda anual bruta (exceto os rendimentos originados em alguma herança que você pode ter recebido). Divida por dez. O resultado é quanto deveria ser o seu património liquido.

Imagine, por exemplo, que Carlos, de 41 anos, tenha uma renda anual de 143 000 reais e seus investimentos rendam 12 000 reais num ano. Ele deve multiplicar 155 000 reais por 41. O resultado: 6,35 milhões de reais. Dividindo por dez, o patrimônio líquido de Carlos deveria ser de 635 500 reais.

Além de definir qual deveria ser o patrimônio liquido, tendo como base idade e renda anual, os autores americanos foram mais longe. Eles criaram um outro conceito para que se consiga saber em que parte do caminho você está quando se fala em acumular riqueza.

São três categorias de "acumuladores de riqueza": os prodígios, os que estão na média e os que estão abaixo da média. O que isso significa? Se você gasta mais do que ganha, dificilmente vai se tornar um milionário. Se você consegue poupar boa parte da sua renda, as chances aumentam muito.

Há outra regra para definir se você está perto de ser um milionário ou a anos-luz desse objetivo. Para ser considerado um prodígio, o seu patrimônio deve ser o dobro do resultado da primeira fórmula. Um prodígio e um mestre na arte de construir seu patrimônio líquido quando comparado com outras pessoas na mesma faixa de idade e de renda.

Para voltar ao nosso exemplo: Carlos só poderia ser considerado um exímio acumulador de riqueza se tivesse hoje um patrimônio líquido de 1,27 milhão de reais (o dobro dos atuais 635.500). Agora, se a sua riqueza fosse metade da atual - ou menos -, ele seria considerado um acumulador abaixo da média. Em geral, um acumulador prodígio tem um patrimônio líquido quatro vezes maior do que os menos determinados na hora de poupar.

(*) Nota do Portal. Artigo publicado por VOCÊ S.A /DEZEMBRO 1996

(**) Nota do Portal: o texto se refere ao estudo constante no livro:

The Millionaire Next Door: The Surprising Secrets of America's Wealthy (ISBN 0-671-01520-6) is a 1996 book by Thomas J. Stanley and William D. Danko.

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 Entretenimento: VOCÊ É UM MILIONÁRIO? - Joomla