CUIDADOS NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS – Por Luiz Freitag – Dr. (*)

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

“A falta de atividade destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”. Platão-filósofo grego (427 A.C. - 347 A.C.)

No dia a dia de nossas vidas nem sempre estamos preparados para a prática de exercícios físicos, mesmo quando aposentados.

Em recente revisão de publicações e texto na Revista da Sociedade de Cardiologia de São Paulo (2014) é discutido o papel do exercício físico como auxiliar no tratamento da hipertensão arterial. Já está bem divulgado o benefício para nos tornar mais longevos com a prática de exercícios e caminhadas diárias, mesmo não tendo hipertensão arterial.

Foi comprovado por numerosos trabalhos médicos que a mortalidade por doença cárdio vascular, bem como por outras doenças, é bem menor nos indivíduos que se exercitam diariamente e não esquecem de tomar os medicamentos prescritos.

O que se discute é se o excesso de atividades programadas para um determinado paciente no mesmo dia faz tão bem ou é prejudicial a essa pessoa. Os estudos publicados em vários países confirmam que pessoas sedentárias apresentam maior possibilidade de ter um agravamento no seu problema de saúde, principalmente no que se refere às pessoas idosas cardíacas e com hipertensão arterial.

Deve-se ter em mente que exercícios programados em séries não podem ser realizados por todos os pacientes, mas sim individualizados de acordo com a maior ou menor gravidade de sua doença. É importante pensar que existe um limite seguro para a prática dos exercícios com esforços físicos tanto em quantidade como em qualidade em pessoas idosas (mais de 65 anos)

Corridas como maratonas podem não apresentar os benefícios desejados, se não forem realizados exames médicos e laboratoriais individualizados. Nessa modalidade esportiva, hoje em dia muito comum, é exigido do organismo um esforço que ele não está habituado e podem surgir lesões musculares e até quedas com fraturas. Há muitos casos registrados de lesões irreversíveis em pacientes que praticaram modalidades de alto impacto sem controle médico.

Reforçamos a afirmação de que exercícios esportivos ou outras atividades físicas devem ter sempre um acompanhamento médico, seja para melhorar a hipertensão arterial ou doenças em que estejam indicadas atividades físicas. Seu médico deverá informá-lo que atividades físicas de alto impacto no organismo poderão ocasionar alterações cardíacas agudas e até morte repentina.


(*) LUIZ FREITAG – Dr. - Médico geriatra, autor do livro “Como transformar a terceira idade na melhor idade” Ed. Alaúde. SP - Membro titular da Academia de Medicina de São Paulo- O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 CUIDADOS NOS EXERCÍCIOS FÍSICOS – Por Luiz Freitag – Dr. (*) - Joomla