Livro: A ÁRVORE DO CONHECIMENTO – Por Rinaldo Carneiro (*)

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

ÁRVORE DO CONHECIMENTO – REFLEXÃO SOBRE AS CRENÇAS é de autoria do Dr. Rinaldo Carlos Carneiro, médico, nascido em Belém do Pará. Está radicado há muitos anos em São Paulo, onde exerce sua atividade profissional em hospitais e consultório particular. Autor de trabalhos científicos publicados em revistas especializadas e apresentados em congressos médicos.

O Portal do Sócio e da Sociedade trás para conhecimento dos seus leitores, especialmente empresários, um livro que trata de religiosidade com grande profundidade num texto límpido e claro, e de prático entendimento.

Interessa verificar como o Ente Superior, Deus, se apresenta ao ser humano nas várias religiões através, também, de um ser humano, mostrado sob fundamentos filosóficos e em percurso pela Geografia Humana e na História das Civilizações.

É um livro INTELIGENTE!!!

Eis alguns trechos:

 

“... Não é objeto deste ensaio criticar valores morais, ritos, liturgias, tradições das religiões e crenças, e muito menos, desrespeitar convicções ou comportamentais pessoais...” (pg.23)

“... Tomei emprestadas ideias e palavras, dentre muitos outros, de Platão, Aristóteles, Gibbon, Spinoza, Kant, Nietzsche, Jaspers, Kaufmann e Bloom...” (pg.25)

“... Já se escreveu que existem três tipos de pessoas: aquele que serve a Deus e O encontrou; outro que está ocupado em procurá-Lo sem tê-Lo, todavia, encontrado; e o que vive sem procurá-Lo e sem encontra-Lo. O primeiro parece ser razoável e feliz, o segundo, infeliz e razoável e o último, tolo e infeliz. O dogmático afirma ter descoberto a Verdade, o acadêmico a Verdade inapreensível, e o cético A continua buscando...” (pg.29)

“... É da essência da religião reclamar autoridade e impor obrigações, e por isso abraçar conscientemente uma religião é um empreendimento arrojado. Envolve a submissão incondicional aos postulados da fé...”. (pg.40)

“... A oração é uma espécie de tentativa de comunicação com a divindade a fim de exaltar o Criador, confessar deslizes, pedir perdão de pecados ou a cura de doenças, etc...” (pg.41)

“... O crente não só crê em Deus e em uma vida futura como o justifica através da fé de evidências. O ateu não crê e procura provar sua descrença. O agnóstico está convencido de que é impossível saber a verdade em matéria de Deus e vida futura, se não impossível para sempre, pelo menos atualmente impossível...” (pg.43)

“As religiões, embora fundamentadas na crença de uma revelação, não nasceram ou foram criadas subitamente, já prontas e acabadas. Elas seguem através do tempo, adquirem uma dinâmica própria e percorrem caminhos, às vezes, inimagináveis por seus iniciadores...” (pg.49)

Numa Segunda Parte, o Autor estuda, especificamente, três religiões:

“VI. JUDAÍSMO

O Judaísmo é uma religião de caráter singular. Era o culto nacional de um povo e, hoje, o de uma etnia cimentada pelo senso da ancestralidade e da aceitação de uma religião comum – os judeus dispersos no mundo. Não dá ênfase ao proselitismo, e, para seus membros, a deserção é dolorosa e a assimilação frequentemente cercada por reação disfarçada ou ostensiva. É centrado no monoteísmo, no Deus da Torá, cujo verdadeiro nome, misterioso e impronunciável para os crentes, é representado por um conjunto de letras correspondentes em caracteres latinos a YHWH. A Torá, considerada sagrada e de origem divina, refere-se a Ele como Elohim (Ser divino) ou Adonai (Meu senhor)... ”(pg.103)

“VII. CRISTIANISMO

Originado no Judaísmo, o Cristianismo nos seus primeiros anos era pregado por judeus e para judeus, como um Judaísmo reformado. Os primeiros quinze bispos da Igreja de Jerusalém eram judeus circuncidados, e as congregações que presidiam combinavam a lei de Moisés com a doutrina de Cristo. Influenciado pelas ideias e atitudes de Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, o Cristianismo evoluiu para a separação, desenvolvendo algumas características opostas: o proselitismo é elemento importante bem como a vocação universal. A crença na imortalidade da alma e sua salvação são prioridades... ”(pg.117)

“VII. ISLAMISMO

O Islamismo, cronologicamente a terceira grande religião monoteísta, foi promulgada pelo Profeta Maomé (Mohamed Ibn Abdallah) no século VII na Arábia. No árabe, como no hebraico e nas línguas semíticas em geral, não existem vogais, razão das diferentes grafias para o nome do Profeta em outras línguas: Muhamed, Muhamad, Mahomet, Maoma, etc. A palavra Islã na língua árabe significa rendição ou submissão – o crente, o Muçulmano, aceita submeter-se à vontade de Alá, o Deus único.

Maomé nasceu na cidade de Meca, na atual Arábia Saudita, no ano de 570 da era atual. No ano de 610 ele teria tido uma visão do anjo Gabriel e ouvido uma voz: ‘Tu és o Mensageiro de Alá’. A partir desse acontecimento, incialmente em Meca e posteriormente em Medina, passou a receber frequentes revelações que acreditava virem direto de Deus... ”(pg.133)

Consta de seus:

“IX. COMENTÁRIOS

Não é fácil assumir posições provisórias e muito menos definitivas a respeito de Deus, da alma e da imortalidade. Segundo Kant, são conhecimentos que, apesar de baseados em experiências ou desencadeados pelas mesmas, desenvolvem-se independente delas. Não é a experiência, isto é, o que afeta nossos sentidos, o guia para a especulação metafísica... ”(pg.145)

Como o livro percorre diversas áreas do conhecimento, parece ser apropriado para estudo em escolas superiores de ensino religioso, Geografia Humana e História das Civilizações.

Nívio Terra - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais –

Organizador do Portal do Sócio e da Sociedade.

 

(*)Autor: Dr. Rinaldo Carneiro - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - www.aarvoredoconhecimento.com.br

A árvore do conhecimento – Reflexão sobre as crenças – Rinaldo Carneiro – Ed. Quartier Latin – Ed. 2009

Editora Quartier Latin do Brasil – Rua Santo Amaro, 316 – Bela Vista – São Paulo –

E-mail: vendas@quartierlatin,art.br - site www.editoraquartierlatin.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 Livro: A ÁRVORE DO CONHECIMENTO – Por Rinaldo Carneiro (*) - Joomla