A IMPORTÂNCIA E OS RISCOS DAS REDES SOCIAIS – Por Eder Alvares Pereira de Souza

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos




Nos últimos dias, os brasileiros presenciaram uma série de protestos destinados a cobrar dos governantes brasileiros ações relacionadas a melhoria da educação, redução no custo de vida, melhor qualidade do transporte, combate a corrupção, entre outros.

O ponto a ser tratado aqui é como essas manifestações foram organizadas e conseguiram, em algumas situações convocar milhares de participantes em um curto espaço de tempo, além de informar outros milhões sobre acontecimento que nem sempre eram cobertos pelas mídias convencionais.

Quando falamos dos meios utilizados para propagar as informações, existem novos mecanismos que rapidamente estão mudando o cenário atual. Falo das redes sociais, como Facebook ou Twitter, responsáveis por levar informações a milhões de usuários em todas as partes do mundo e isso realmente colocou a situação atual do país em evidencia e até resultou na publicação de matérias nos principais periódicos internacionais.

A dimensão que as redes sociais atingiram coloca esse veículo de comunicação como um dos mais importantes na atualidade e através dele revoluções foram iniciadas e até ditadores foram depostos.

O ponto é que, para as organizações, não monitorar as redes sociais pode resultar em  grandes prejuízos na imagem e financeiros, levando, nos casos mais graves, ao encerramento de suas atividades.

Monitorar e prevenir o vazamento de informações sensíveis é fundamental, pois esse fato pode realmente causar danos irreversíveis. O vazamento de uma informação sensível, através de uma rede social, pode potencializar o prejuízo a níveis inimagináveis e reparar esse estrago pode ser impossível.

Com isso, cuidar desse importante ativo é um dever corporativo e é preciso saber onde está e quem ter direito de manipular esses dados. É comum às empresas, não possuírem ou até utilizarem técnicas rudimentares para proteger seus dados e isso fica evidente com as inúmeras notícias referentes ao vazamento de informações, que acabam as colocando em situações extremamente complicadas.

Garantir que os dados estão corretamente armazenados, que os acessos estão sendo auditados e monitorados e os ativos que manipulam e armazenam esses dados são seguros é muito importante para garantir a continuidade dos negócios e o funcionamento da empresa.

Assim, se utilizar de técnicas e ferramentas adequadas, como a criptografia, ferramentas para monitoramento e prevenção de vazamento de dados e até o monitoramento de dispositivos móveis,  podem realmente proteger as empresas e garantir um caminho mais tranquilo até o objetivo desejado.

LEMBRE-SE, HOJE UM SIMPLES VAZAMENTO PODE TER DIMENSÕES GLOBAIS, POIS AS REDES SOCIAIS ESTÃO AI, SEJA PARA O BEM OU PARA O MAL.

(*) Eder Alvares Pereira de Souza – Consultor Sênior em Segurança da Informação pela e-Safer.

Profissional com aproximadamente 15 anos de experiência na área de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação. Formado em Ciências da Computação pela FAC-FITO, pós-graduado em Segurança da Informação pelo IBTA, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestrando em Engenharia de Software no IPT/USP.

Informações para Imprensa:

Jornalista Responsável: Andréa Pires MTB 25.696

Divulgação: Soraya Simón - Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

========================

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 A IMPORTÂNCIA E OS RISCOS DAS REDES SOCIAIS – Por Eder Alvares Pereira de Souza - Joomla